Trabalhador a recibos verdes pode usar um programa faturação?


Trabalhador a recibos verdes pode usar um programa faturação?

Recibo verde

É um documento que tem efeito fiscal declarativo, emitido pelo trabalhador independente e referente à prestação de serviços, venda e/ou produção de bens para um cliente.

A maioria dos trabalhadores independentes inseridos em contabilidade simplificada podem estar incluídos em dois regimes, mediante o volume de prestação de serviços espectável:

1 - Regime de isenção de IVA:
Segundo o artigo 53 do CIVA., estão neste regime os trabalhadores que possuam um volume de facturação anual inferior a 10 mil euros.

2 - Regime normal:
Insere-se no regime normal de IVA (23%) quem possua um volume de negócios superior a 10 mil euros. Neste cenário, o trabalhador fica obrigado a entregar trimestralmente a declaração períodica do IVA e proceder, da mesma forma, à dedução deste imposto.

Posso emitir facturas ou facturas-recibo através de um programa de facturação em vez de o fazer no portal das finanças?

Sim, pode. Apenas terá de comunicar as facturas-recibo emitidas à Autoridade Tributária até ao dia 20 do mês seguinte à data de emissão.

Existe alguma actividade obrigada a emitir facturas-recibo no portal das finanças?
Não existe obrigatoriedade alguma em emitir facturas-recibo no portal das finanças, podendo optar por fazê-lo através de um software de facturação.

Qual é a vantagem de emitir facturas-recibo no Portal das Finanças?
A emissão de uma factura-recibo (antigo recibo verde) no Portal das Finanças é gratuita e fica automaticamente cumprida a obrigação de comunicação de facturas à Autoridade Tributária.

Qual a vantagem em utilizar um programa de facturação?
Apesar da emissão de facturas-recibo no Portal das Finanças não acarretar custos, existem mais valias em optar por um programa de facturação certificado. Enquanto que no Portal das Finanças não consegue acompanhar o estado da sua tesouraria, quanto já facturou e a quem, por exemplo, um programa de facturação vai permitir-lhe isso e muito mais:

  • Relatórios de Facturação ao minuto
  • Fichas de Clientes
  • Relatórios de clientes pagantes e devedores
  • Gráficos referentes ao volume facturado e tesouraria
  • Suporte dedicado
  • Documentos personalizáveis com o logótipo da sua empresa